Farmácias Participantes

As Farmácias são o factor crítico de sucesso da Jornada de Recolha de Medicamentos pois são o rosto desta acção de solidariedade e o garante da qualidade do serviço prestado. O farmacêutico é um rosto importante da Jornada, uma vez que vai garantir um serviço de qualidade, em função das necessidades, e através da sua competência técnico-científica, procederá ao aconselhamento do utente que deseja doar medicamentos e produtos de saúde. A relação de proximidade existente entre os utentes e a sua farmácia fazem do farmacêutico o ponto de confiança que permite que a pessoa se sinta segura na sua oferta e possa partilhar o que tem com aqueles que mais necessitam.

A distribuição geográfica das Farmácias possibilita a extensão desta iniciativa a muitas pessoas e a muitos locais do país, por isso temos vindo a alargar o número de farmácias e consequentemente de medicamentos recolhidos, voluntários participantes e instituições apoiadas.

Acreditamos que o Banco Farmacêutico veio fortalecer o papel social e solidário dos farmacêuticos.

Em 2012 foi assim: 

“Quase todos os que vieram à Farmácia nesse dia aderiram com aquilo que puderam” Inês, farmacêutica
 
“As pessoas têm estado a aderir muito bem a esta campanha, têm estado a ser muito receptivas porque notam que há muitas dificuldades nestas associações. Nós como farmacêuticos também nos sentimos bastante úteis em poder aconselhar aquilo que elas mais precisam. Acho que é uma mais valia para qualquer Farmácia poder participar neste tipo de projectos”. Farmacêutica