Banco Farmacêutico

O Banco Farmacêutico é um projecto da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma associação criada para uma intervenção social na área da saúde e do medicamento.

Missão

O Banco Farmacêutico tem como missão ajudar as pessoas mais carenciadas através do fornecimento de medicamentos e de produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente, tendo por fim educar o homem à partilha e à gratuidade.

Valores

Centralidade na pessoa – Ter no centro das nossas acções a pessoa significa abraçá-la na sua integridade sem a reduzir a uma necessidade particular. A ajuda concreta – através da doação de medicamentos – pode tornar-se ocasião para uma partilha mais profunda que abrange todos os aspectos da vida.

Educação à partilha e à gratuidade - A proposta que fazemos a todos aqueles que participam nas nossas acções (farmacêuticos, voluntários, utentes) é, antes de mais, uma proposta educativa: a todos, através da partilha com os mais necessitados do seu tempo e dos seus próprios recursos, é proposto que vivam a gratuidade como dimensão permanente da vida.

Fazer com - O Banco Farmacêutico escolheu colaborar com as realidades assistenciais que operam na primeira linha de ajuda aos mais carenciados, a quem é reconhecido um trabalho válido na acção social e caritativa, valorizando os recursos e as capacidades disponíveis segundo o princípio da subsidiariedade.

Profissionalismo - O medicamento é um bem cuja natureza reclama a intervenção do farmacêutico. O Banco Farmacêutico propõe-se garantir a intervenção do farmacêutico, com o seu conhecimento e competência técnica, de modo a que os mais necessitados possam ter acesso a cuidados de saúde e medicamentos com qualidade e em segurança.

Sociedade civil - O Banco Farmacêutico pretende favorecer e desenvolver o relacionamento entre sujeitos com experiências e funções diferentes na sociedade – farmacêuticos, voluntários, indústria farmacêutica, cidadãos, instituições de solidariedade social –para a construção do bem comum e para uma sociedade civil mais forte, participativa e responsável.

 

Jornada Anual de Recolha de Medicamentos

A principal acção é a Jornada Anual de Recolha de Medicamentos que apela aos donativos feitos por pessoas singulares e farmácias, tendo em consideração as necessidades reais de pessoas apoiadas por instituições de solidariedade social. As Jornadas de Recolha de Medicamentos têm lugar todos os anos no segundo sábado do mês de Fevereiro, coincidindo, dentro do possível, com a data em que tem lugar o Dia Mundial do Doente. No dia da Jornada é possível entrar numa Farmácia aderente e comprar um medicamento não sujeito a receita médica, que será entregue a Instituições de Solidariedade Social que apoiam pessoas em situações mais vulneráveis e com reais necessidades.

Em  7 anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos o Banco Farmacêutico tem estado a crescer em número de farmácias, de voluntários, de instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. Por este facto, todos os anos o Banco Farmacêutico pode ajudar cada vez mais pessoas.


 

Principais Intervenientes

Os principais intervenientes são as Farmácias, o Farmacêutico, as Instituições e os Voluntários.

A originalidade do Banco Farmacêutico

A Jornada de Recolha de Medicamentos é feita nas farmácias onde o farmacêutico é o garante da qualidade dos medicamentos doados e apenas são doados medicamentos novos, seguros e de qualidade e que ainda não tenham estado fora do circuito do medicamento (não são aceites medicamentos vindos de casa). Apenas são objecto de doação os medicamentos não sujeitos a receita médica, material de penso e produtos para crianças, e que corrrespondam a uma manifestação de necessidades feita pelas instituições de solidariedade social.

Como nasceu o Banco Farmacêutico

O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos em Itália decorreu em Dezembro de 2000. Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos, no segundo sábado do mês de Fevereiro. Actualmente, abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007.

Banco Farmacêutico Itália: http://www.bancofarmaceutico.org

Banco Farmacêutico Espanha: http://www.bancofarmaceutico.es